Você gosta de mirtilos?
Se o sabor agridoce deste pequeno fruto não lhe agrada muito, talvez você possa mudar de idéia ao saber dos seus incríveis benefícios.
Mirtilos contêm uma série de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas e minerais importantes para o organismo.
Um aspecto muito interessante desse fruto é sua coloração intensa, que pode variar entre o azul, marrom e uma cor roxa mais escura, quase preta.
Essa riqueza de cores é proveniente das antocianinas, componente que confere a pigmentação ao mirtilo.
E é talvez esse composto o principal motivo do mirtilo possuir tantos benefícios para a saúde.
Conheça alguns dos principais benefícios do mirtilo para sua saúde:
Combate infecções urinárias
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no trato urinário.
Reduz o Colesterol
Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, sendo em muitos casos mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.
Como o colesterol tem papel importante no desenvolvimento de doenças cardíacas, o mirtilo se torna também um grande aliado para o nosso coração.
Combate o câncer
Nosso DNA está constantemente exposto ao estresse oxidativo no dia a dia, causado pelos radicais livres em nosso organismo.
Os fatores que mais contribuem para o nível de oxidação são a dieta e o estilo de vida.
Inúmeros estudos demonstraram que o mirtilo, por ser rico em antioxidantes e outros compostos com propriedades anti-câncer, tem se mostrado eficaz no combate e prevenção do câncer de mama, cólon, pulmões, esôfago, pele e do intestino.
Melhora a digestão
Por ser rico em fibras, o mirtilo é ótimo para a digestão, prevenindo problemas como a constipação e melhorando o trânsito intestinal.
Além disso, as vitaminas, minerais e ácidos presentes no fruto estimulam os sucos gástricos, promovendo uma melhor digestão dos alimentos.
Melhora a memória e coordenação motora
Novamente, as propriedades antioxidantes do mirtilo entram em jogo para melhorar a memória, coordenação motora e para prevenir doenças do sistema nervoso.
Seus nutrientes, vitaminas e minerais também protegem as células do cérebro e ajudam a restaurar o sistema nervoso central.
Estudos demonstraram a capacidade do fruto em não só prevenir o Alzheimer como também combater a perda de memória e das habilidades cognitivas ligadas a esse mal e também ao envelhecimento.
Cuida da Visão
Diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de compostos vegetais que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.
Além disso, o fruto pode ajudar na prevenção ou até retardar o aparecimento de problemas ligados ao globo ocular, como a degeneração macular, cataratas, miopia e hipermetropia, síndrome dos olhos secos e infecções na retina.
Melhora a imunidade
Estudos mostraram que o resveratrol, encontrado nas uvas e no mirtilo, tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico. Além disso, o mirtilo é rico em Vitamina C, que ao ser absorvida no organismo, promove e estimula diversas funções importantes do sistema imunológico.